Meu Malvado Favorito Sofá: O Que o Filme Nos Ensina Sobre o Amor e a Família

Meu Malvado Favorito é um famoso desenho animado feito para o público infantil, mas que também conquistou os adultos. Lançado em 2010, o filme conta a história de Gru, um vilão ícone, que planeja roubar a lua. No entanto, uma série de acontecimentos o leva a adotar três meninas órfãs. E é na relação com elas que o anti-herói descobre – e transmite ao público – valiosas lições sobre o amor e a família.

O sofá é um objeto importante no filme e representa várias das mensagens que Meu Malvado Favorito quer passar. Ainda no começo do filme, vemos Gru frustrado por não poder roubar um artefato porque este foi roubado por outro vilão. Gru chega em casa desmotivado, deita no sofá – e assim começa um dos momentos mais importantes do filme.

De repente, as meninas chegam em casa, pulam no seu colo e vão dormir enquanto Gru fica observando. A cena é uma das primeiras em que Gru se sente como um pai de verdade. O personagem, até então, não tinha qualquer relação com crianças e nem sabia como lidar com elas. O sofá funciona, portanto, como algo que acalma Gru diante da sua nova responsabilidade. As crianças, no entanto, o tornam surpreendentemente afetuoso. O sofá serve como uma metáfora para o espaço de acolhimento e de amor em que ele irá se reunir com as filhas.

A cena mostra que a relação entre pai e seus filhos envolve muitos momentos como esse. É possível ver em Gru a felicidade de poder proporcionar o conforto das filhas no sofá. O que era, até então, um mero objeto, torna-se um espaço de afetividade e amor. É possível refletir, também, sobre a importância da figura paterna e como a presença de um pai na vida de uma criança é fundamental.

Além disso, a cena no sofá destaca outro ponto importante no filme: a família tradicional. Mesmo sendo uma animação, Meu Malvado Favorito expõe a valorização da família tradicional na construção saudável da sociedade. Afinal, mesmo sendo uma família atípica, a relação familiar existe e é fortalecida ao longo da trama. Essa ideia pode ser relacionada com o atual momento da sociedade, em que a família tradicional é questionada e deslocada para os padrões contemporâneos.

O filme mostra, também, que a família é um espaço de acolhimento e de repouso, inclusive para adultos. No sofá, por exemplo, Gru e as filhas discutem sobre a vida e as suas preocupações. Lá é onde todos se sentem confortáveis para conversar e se expressar. Isso ensina, para adultos e crianças, a importância de ter um espaço de acolhimento.

Por fim, a relação de amor presente em Meu Malvado Favorito Sofá nos mostra que a construção familiar é essencial para a felicidade pessoal. Gru é um personagem solitário, que por muitas vezes se refugia no trabalho e não tem relações afetuosas. Com o contato com as filhas e com a construção do ambiente familiar, Gru se transforma em um personagem mais feliz e realizado.

Conclusão

Por isso, o sofá de Meu Malvado Favorito é mais do que um simples objeto, ele representa a construção da família e do amor. Mesmo sendo uma animação, o filme traz lições valiosas para adultos e crianças. O entendimento da figura paterna, a família tradicional e a importância do espaço de acolhimento e afetividade são só algumas delas.

Não é por acaso que Meu Malvado Favorito conquistou o público. Afinal, o filme é um retrato da realidade humana e ensina, por meio da animação, que a felicidade passa pela valorização dos sentimentos e das relações humanas. E você, o que aprendeu com Meu Malvado Favorito Sofá? Comente abaixo!